terça-feira, 23 de novembro de 2021

Lendas Amazônicas são destaque em produção de quadrinistas amazonenses!

Estúdio amazonense lança HQ inspirada em lendas amazônicas e povo manao

22 de novembro de 2021 | Escrito por  | Revisado por Tom de Oliveira

O estúdio Black Eye lança no próximo dia 26, a HQ “Mística Amazônia”, uma aventura voltada ao público juvenil e inspirada no povo manao e em lendas amazônicas. A produção, em cores e formato pequeno, conta a saga do guerreiro manao, Maucky, que se torna o guardião de seu povo contra as ameaças do mundo místico, usando para isso o Tacape de Ghüa, uma arma com poderes sobrenaturais.

Tieê Santos, que recentemente foi indicado a duas grande premiações nacionais, o Troféu HQMix e o prêmio Jabuti de Literatura, por seu trabalho na HQ “Ajuricaba”, também do estúdio Black Eye, assina a arte. O roteiro ficou por conta de Raphael Russo, estreando como roteirista nos quadrinhos do estúdio.

“Eu comecei a brincar, fazendo ilustrações de uma versão amazônica de He-Man e recebi um feedback muito bom nas redes sociais. Então, o Ademar Vieira, meu parceiro no estúdio, teve a ideia de criarmos uma série a partir disso, mas é claro, se afastando mais do He-Man e criando um universo próprio apenas com elementos amazônicos”, contou Tieê.

Versão amazônica de He-Man criada por Tieê Santos.

Raphael Russo comenta que a primeira história de “Mística Amazônia” é basicamente uma apresentação do universo e de como Maucky conseguiu se tornar o detentor do Tacape de Ghüa. “Neste universo, as criaturas místicas e divindades não concordaram com a criação da humanidade e tentam destruí-la. Akeghuny, o grande criador, então divide os mundos, mas alguns seres místicos ainda conseguem vir para o mundo dos humanos. Para que os povos da floresta possam se defender, Akeghuny envia armas místicas, uma para cada povo e Maucky se torna o guardião do povo manao”, explica.

O lançamento marca o retorno ainda tímido do circuito de produção e de eventos do cenário de quadrinhos manauara. A pandemia de Covid-19 tirou do calendário os eventos e afetou consideravelmente o ritmo de lançamentos de quadrinhos, retornando somente agora, após a diminuição nos números de contágio e mortes e com a liberação de realização de eventos pelo estado, seguindo ainda protocolos sanitários para evitar infecções pelo vírus.

Língua manao

Quando o estúdio produziu a HQ “Ajuricaba” em 2019, que conta a saga do líder manao que resistiu à colonização portuguesa no século 18, os artistas fizeram uma extensa pesquisa e se depararam com o registro de 140 palavras da língua manao, que foi extinta há mais de 200 anos. Essas palavras foram utilizadas em “Ajuricaba” e também serão usadas em Mística Amazônia como forma de resgate cultural. “Trazer palavras da língua do povo originário da cidade de Manaus para a cultura pop local é algo extremamente relevante. Acho que vai trazer mais identificação e orgulho aos manauara que entrarem em contato com as nossas HQs”, defende Russo.

Lançamento

Mística Amazônia estará disponível para venda na Banca do Largo e também pelo Instagram do estúdio @blackeyeestudio, para vendas on-line, a partir do dia 26 de novembro. Nos dias 26, 27 e 28 acontecem o “3° Quadrinhos no Largo”, evento voltado à produção de Quadrinhos locais, que reunirá artistas do segmento em frente à Banca do Largo São Sebastião. O primeiro dia de evento será marcado pelo lançamento de “Mística Amazônia”, contando com a presença dos autores.   

FONTE: MAPINGANERD

Nenhum comentário: