Autores: Catia Dagnoni, Rodrigo Wartha (Roteiros) e Alex Guenther (Arte)
Após alguns meses de planejamento e execução, pela Fundação Cultural de Rio do Sul, a história em quadrinhos (HQ) intitulada de Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul, teve seu lançamento realizado nesta sexta feira, 13/09/2016, durante a Feira do Livro de Rio do Sul.
O artista gráfico, Alex Guenther
Rodrigo Wartha e Catia Dagnoni - responsáveis pela pesquisa e roteiro da obra
A pesquisa teórica para o projeto foi feita pelos historiadores Catia Dagnoni e Rodrigo Wartha. Eles elaboraram o roteiro em parceria com professores e estudantes da Escola Vanhecú Patté, da Terra Indígena, em Ibirama. A direção de arte e os desenhos ficaram a cargo do ilustrador e quadrinista blumenauense Alex Guenther. A conversa teve a participação também dos professores Lilian Blanck de Oliveira, Osias Paté, Josiane Tchubag, além do aluno Eliton Weitchá e do superintendente da Fundação Cultural, Willian Sieverdt. Os indígenas fizeram também uma apresentação musical na língua materna Xokleng. A publicação, viabilizada pelo Edital Elisabete Anderle, teve uma tiragem de 15.000 revistas que será distribuída gratuitamente entre todos os colégios da cidade de Rio do Sul.
Via Alex Guenther
OBS: Não foi a primeira vez que o Alex Guenther abordou a temática indígena, tão pouco a história do povo Xokleng. Em 2010 ele já havia lançado o álbum Xokleng com arte e textos de sua autoria. Para saber mais sobre essa obra clique AQUI e para ver a matéria anterior ao lançamento de Indígenas do Alto Vale do Itajaí: O Povo Laklãno/Xoleng e a Colonização do Rio Sul, clique AQUI.(BP)
Galeria de Fotos:
Alex Guenther
A historiadora Catia Dagnoni
Bate papo Feira do Livro de Rio do Sul (SC)
Bate papo Feira do Livro de Rio do Sul (SC)
Bate papo Feira do Livro de Rio do Sul (SC)
Índia Xokleng
Feira do livro Rio do Sul (SC)
Feira do livro Rio do Sul (SC)
HQ
Indigenas Xokleng
Índio Xokleng
Stand Indígenas
Stand Indígenas
Indigenas Xokleng
Nenhum comentário:
Postar um comentário