segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

SIBILANTE

Autoria: Danielle Barros 
Primeira Aparição: Zine SIBILANTE I, fevereiro de 2014.

A índia Sibilante é uma criação da artista Danielle Barros que criou essa personagem como uma expressão de seu alter ego. Através dos fanzines, o principal deles Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico a autora traz histórias vivenciadas pela personagem principal.

Edgard Franco e Danielle Barros no lançamento de Sibilante I.

Suas HQs são narrativas em uma perspectiva autobiográfico-ficcional, a busca de Ser, a luta contra a face obscura do ego e transcendência. A personagem quando foi criada teve como inspiração o Sagrado Feminino, a reconexão com Gaia, conceber os seres vivos enquanto seres cósmicos, o princípio da complementaridade de opostos, a cultura celta, elementos xamânicos, ocultistas, filosofia oriental e demais simbologias ancestrais. Sibilante é uma personagem que busca instigar e convidar a reflexão, remexer o pensar, questionar e traçar novas atitudes.

O zine Simbilante I.


Sibilante I foi lançado durante o VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual na FAV/UFG, Goiânia-GO, teve uma tiragem até o momento de cerca de 600 exemplares, circulou em eventos acadêmicos e não acadêmicos, e também chegando por correio a todas as regiões do Brasil - e a outros 11 países - para pessoas que adquiriram, e envios voluntários a fanzinotecas, artistas e educadores/as. A repercussão zine gerou um meta-zine reunindo resenhas, comentários, notícias e matérias sobre Sibilante I, e para falar dos processos criativos, sua criadora participou do primeiro evento voltado à mulheres nos quadrinhos, o I Lady´s Comics, em Belo Horizonte.

Os zines de Danielle possuem um belíssimo acabamento artesanal, conferindo a cada peça uma identidade visual própria.

O grimoire é um diário de magia. No contexto de Sibilante, o grimoirezine é um registro em forma de narrativa que se vale do experimentalismo quadrinistico das HQs poético filosóficas e dos HQforismos para retratar o alterego de sua criadora, constituindo-se portanto, um dispositivo de registro, memória e aprendizado.

Capa do zine Simbilante II.

A segunda edição do zine Sibilante foi publicada em 2015 no II Entre Aspas, o encontro de Pesquisadores em Arte Sequencial em Leopoldina (MG) e teve um encarte especial “Conexões Sibilantes”, com a participação dos artistas: Alexandre Winck; André Martuscelli Do Amaral; Ariadne Franco; Ciberpajé Edgar Franco; Danielle Barros & Pedro Jorge; Denise Xavier Gonçalves Deniyàmi; Dennis Rodrigo Oliveira; Gazy Andraus e Laudo Ferreira Jr.

A revista.

Em 2015, Sibilante foi publicada como revista em quadrinhos, impressa pela gráfica Universo e lançada durante o FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte.
 Todos os fanzines publicados até agora da Aurora Pós Humana.

Além das publicações citadas, a personagem também aparece em outros fanzines: Sagrado Femizine, Presença Focada, HQcrônicas, BiocienSaúde, Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico 1 e 2, Abismos do Lobo 1 e 2, entre outros. Destacando que o Ciberpajé Edgar Franco participou de todas as edições de Sibilante.

Danielle e suas últimas criações Lua Menina e Criar Cura - lançados durante o III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial em outubro de 2016 na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sibilante também foi tema de apresentação oral em evento acadêmico, em 2015, no VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), onde a autora apresentou um trabalho sobre o processo criativo de uma das HQs publicadas em Sibilante I, o título da comunicação oral foi Irmãs de Jornada: Sibilante e a busca do Sagrado Feminino.

As publicações com a personagem Sibilante podem ser adquiridas diretamente com a autora, pelo e-mail: danbiologa@gmail.com.

Sobre a autora:
Danielle Barros, IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana (universo ficcional criado pelo artista Ciberpajé Edgar Franco), poetisa, quadrinista (roteiro e desenho), Bióloga, Mestre em Ciências e Doutoranda da Fundação Oswaldo Cruz em Ensino de Biociências e Saúde.

Galeria de imagens:
Fonte: release enviado pela autora e Blog A ARTE DA IV SACERDOTISA
Imagens: arquivo pessoal de Danielle Baros e do Blog acima.

Nenhum comentário: