sábado, 20 de agosto de 2016

RPTV INFORMA registrou a nossa participação na Mostra de Cinema de Campo Grande

A matéria está disponível desde ontem pela RPTV em seu Canal no Youtube e na TV Web.
Esta ação ocorreu no dia 15 de setembro de 2015 e antecedeu o lançamento de nossa exposição pelo Estado Potiguar. 
Apesar de não sermos os protagonistas na matéria, ela tornou-se pessoalmente marcante, pois foi o primeiro registo audiovisual de nossa prática educativa em defesa da utilização das artes gráficas em sala de aula como recurso didático.
Valeu o registro, ainda que tardio.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

HÁ BOATOS QUE ALGUNS TÊM... DONS... Jurema, Onça, Búfalo, Aruã, Sucuri, Iara e Açu: Esquadrão Amazônia!

Criação original do desenhista Joe Bennett nos anos 1990, grupo de heróis baseados em lendas e mitos tipicamente brasileiros ganha uma nova chance via financiamento coletivo, agora em parceria com Alan Yango

Eles também são um esquadrão. E, exatamente como os xarás da DC, os integrantes do Esquadrão Amazônia também são uma equipe um tanto improvável de super-heróis. Pelo menos à primeira vista.

Projeto conjunto dos quadrinistas paraenses Alan Yango e Joe Bennett (que já trabalhou tanto para a Marvel quanto para a DC), trata-se de um gibi independente, que acaba de alcançar a sua meta de financiamento coletivo via Catarse, estrelado por combatentes do mal que atendem por nomes como Jurema, Onça, Búfalo, Aruã, Sucuri e Iara — todos devidamente liderados pelo poderoso índio Açu. “Se os americanos podem nos convencer de que o índio deles pode ser super-herói, por que a gente não pode fazer o mesmo com os nossos?”, explica Joe, no vídeo que divulga o projeto. Olha, para quem se acostumou durante tanto tempo com o Pássaro Trovejante, dos X-Men, dá pra entender que o cara tem um ponto aqui.

A trama começa quando uma gigantesca BIONAVE ingressa na atmosfera terrestre, dirigindo-se à Amazônia brasileira, revelando-se uma ameaça tão grande que um grupo de indivíduos dotados de poderes extraordinários e que viviam no anonimato até o momento decidem se revelar, unindo forças para deter o perigo que ameaça a Terra. “Todos os heróis foram idealizados de modo a retratar características e lendas da nossa região”, reforça Yango, que conheceu Joe em 1989, quando ele ainda trabalhava para editoras nacionais e assinava como Bené Nascimento.

O Esquadrão Amazônia é, na verdade, um conceito antigo, criação de Joe com mais de duas décadas mas que acabou vindo à público no começo dos anos 2000. A estreia, no entanto, foi PITORESCA: contratado por uma agência de publicidade do Pará para criar uma cartilha educacional para a finada operadora de telefonia Amazônia Celular, o desenhista fugiu do lugar comum e criou uma história de super-heróis.

capaspost

A primeira versão do Esquadrão