sexta-feira, 23 de junho de 2017

HERÓIS NO PAPEL indicou a nossa exposição como um dos destaques da FLIQ 2016

Clique para ampliar a imagem.

TRIBUNA DO NORTE fez menção a nossa exposição durante a FLIQ

Clique para ampliar a imagem.

Galeria de Fotos: Comunidade Indígena de Catú

Como já havíamos divulgado AQUI, anteriormente, a nossa exposição em sua passagem pelo município de Currais Novos motivou uma aula de campo na comunidade indígena de Catú, localizada no município de Canguaretama/RN. 

Na manhã do dia 27 de julho de 2016, os alunos da Escola Municipal Prof. Humberto Gama estiveram em Catú participando de uma manhã inteira de atividades de integração, conscientização e de muito entretenimento: com direito a participação em oficinas de pintura corporal, de dança e de arco e flecha;  em caminhadas por trilhas ecológicas; e, principalmente, o contato com a cultura indígena de uma comunidade contemporânea. 
Na parte tarde houve o deslocamento para o município vizinho de Nísia Floresta, para mais uma dose de informação e cultura. No Museu Nísia Floresta, além de terem contato com a vida e obra dessa grande figura feminista de nosso país, os estudantes tiveram acesso a outra exposição, a História do RN Ilustrada, onde a presença indígena também se fazia presente e aproveitamos a oportunidade para instiga-los ainda mais acerca do tema. A atividade foi encerrada com a participação de todos em uma roda de capoeira.
A Escola Municipal João Lino, é a única escola indígena em todo o estado potiguar. 
Compartilhamos agora o registro fotográfico dessa deliciosa experiência. Esperamos que curtam!

Confiram a galeria de imagens:
Em Catú:

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Pajerama

Sinopse: curta metragem em animação inspirada na cidade de São Paulo e sua relação com o território indígena e com a história. O personagem indígena anda na floresta, e em sua caminhada encontra elementos urbanos que interferem em seu território.
Ficha técnica: Direção e roteiro Leonardo Cadaval, produzido por Mayra Lucas e Paulo Boccato, 9min, 2008.
Comentário: a animação possibilita a reflexão sobre o encontro da realidade indígena com nossa sociedade. Leva-nos a refletir sobre a expansão do espaço urbano e o modo como o crescimento da cidade se impõe à memória, história e território.
Recomendado para educadores, Ensino Infantil, Fundamental , Médio e EJA.
Fonte: Educarparaerer

Ficha Técnica Detalhada
:

#MenosPreconceitoMaisÍndio