sexta-feira, 17 de março de 2017

A Exposição: criadores, criaturas e dados vitais

Está é a primeira série de Lâminas da exposição física.
A ideia inicial foi a de privilegiar personagens protagonistas de séries existentes ou personagens secundários que chegaram a estrelar algum episódio ou publicação solo.
Autores presentes: Angelo Agostini (Cham-Kam e Inaiá); Altemar Domingos (Jaguara); Alex Lei e Ed Silva (Uru); Aline Coelho, Carlos Paul,  Otoniel Oliveira e Volney Nazareno (Piatã, Kuandu e Ubirajara); Bernard e Scabini (Sabores da Oca); Beto Potyguara (Forte Poty); Bira Dantas (Galdino); Brum (Cambaxirra); Christovam Camargo (Vovô Indío); Celso T. Domingos (Pena Verde); Clima e Flavio Colin (Sepé); Domingos Pace (Os Gaúchos); Eliane Guarani e Augusto Fligliaggi (Paiaguá); Emilson Ribeiro e Emir Ribeiro (Itabira); Emanoel Amaral (Jandú e Micuim); Erick Artmann (Tupinanquim); Fernando Augusto, João Barros, Julião Cristo, Otoniel Oliveira e Volney Nazareno (Iaçá);  Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (Tiki); Gian Danton e Ricardo Manhães (Turma da Tribo); Jayme Cortez (Tupizinho); Joacir Dias Xavier (Bretã); José Lanzellotti (Cari); José de Alencar (Peri); Julio Emílio Braz e Mozart Couto (Tambatajá); Lailson H. Cavalcante (Pindorama); Luiz H. Gatto e Plínio Quartim (Sepé); Marcos Vaz (Umuaraminha); Maurício de Souza (Papa-Capim); Moacir Torres (Kriti); Nani (Vereda Tropical); Paulo Alves (Guaraná); Quannar Nilson e Rogério Prestes (Epopéia);  Rogério Vilela (Canibytes); Sérgio Macedo (Povos Indígenas) e Ziraldo (Tininim).         

Exposições do Circuito Escola no Museu são destaque na Revista Biblioteca

No dia de hoje, divulgamos por meio do Circuito Escola no Museu, três edições da Revista digital da Biblioteca Prof. Américo de Oliveira Costa que possuem matérias sobre as exposições que integraram o circuito 2016 e que passaram por aquela Instituição educativa e cultural.
A matéria publicada pela Revista digital da Biblioteca Prof. Américo de Oliveira Costa #1 é sobre a Mostra A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros e está disponível para leitura online desde 21 de junho de 2016.

sexta-feira, 3 de março de 2017

ASA PSIQUÊ

Autor: Carlos Alberto Oliveira " O Galego"
Criação: 1981.
Primeira Aparição: EPOPÉIA POTIGUAR # 1, outubro de 1983.

O Rio Grande do Norte sempre foi um berço de grandes artistas do traço, sobretudo, no universo das histórias em quadrinhos, e, principalmente, na década de 1980. E é exatamente neste recorte temporal que encontramos mais um personagem indígena, no mínimo inusitado, o Asa Psiquê, criação de Carlos Alberto "Galego", que teve quatro histórias publicadas pela extinta revista Epopéia Potiguar.
Capa da Epopéia Potiguar # 1
Segundo o autor sua influência sempre foram os quadrinhos de faroeste e de super-heróis, mas a galera do GRUPEHQ (Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos), a qual ele pertencia, sempre privilegiava HQs com temáticas regionais e nacionais. 

quinta-feira, 2 de março de 2017

XAMÃ

Autor: Eberton Ferreira
Primeira Aparição: CATALOGADOR APRESENTA: XAMÃ, O ESPÍRITO DA TERRA - webcomic disponibilizada para leitura online em 12 de novembro de 2014.

Xamã é um índio cujo passado misterioso guarda muitas surpresas.

Conhecido apenas por "aquele que faz magias", o nativo sem tribo percorre todo o território nacional com missões de proteger a flora e fauna brasileira, sempre se transformando em seres místicos quando possuído por espíritos enviados pela mãe Gaya.
O centro do seu poder é um "apanhador de sonhos" marcado à fogo no seu peito que libera a energia responsável pela abertura do portal que liga o mundo dos homens ao mundo dos espíritos, permitindo a possessão das entidades que os transformam em seres místicos de acordo com a necessidade do momento.